Notícias

Comissão da Câmara Aprova Indenização a Contaminados

descricao

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que fixa indenização de R$ 100 mil a ex-servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), vítimas de intoxicação por inseticidas.

Conforme a proposta, o benefício será estendido aos descendentes diretos ou cônjuges de vítimas que já morreram. Estima-se que 460 ex-servidores tenham direito à indenização.

Criada na década de 1970, a Sucam foi extinta em 1991, quando era considerada o órgão público de maior presença nas áreas rurais do Brasil, com atuação no combate a endemias como doença de Chagas, malária, esquistossomose e febre amarela.

A autora do projeto, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), relatou que os agentes de saúde da Sucam muitas vezes trabalhavam sem nenhuma proteção ou orientação para uso ou cuidados preventivos, o que resultou no alto índice de intoxicação ocupacional.

O projeto original (PL 636/21) previa a indenização para contaminação pelos inseticidas Dicloro-DifenilTricloroetano (DDT), que em 2009 foi proibido no Brasil, e Malathion; mas a relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), apresentou substitutivo para estender o benefício aos servidores contaminados por qualquer inseticida.

Luta do SINTSAUDERJ na Tramitação 

A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vamos tentar a aprovação por meio de acordo de lideranças na volta do funcionamento do Congresso.

A luta do SINTSAUDERJ desde o começo da tramitação deste projeto era alterar o texto original para beneficiar os trabalhadores que manusearam com outros inseticidas além do DDT, como é o caso do Malathion, no caso em questão a relatora acatou o pedido dos trabalhadores.

O  trabalho é aprovar a matéria nas demais comissões por acordo e levar o texto direto ao plenário.

A luta da nossa categoria não começou foram feitos protestos na Porta da Justiça Federal para denunciar mortes por contaminação na nossa categoria.

Clique aqui e leia o texto do relatório aprovado na Comissão

Clique para acompanhar a tramitação do PL na Câmara

 

 

SINTSAÚDERJ © Todos os direitos reservados. Implementação de conteúdo e material fornecidos pelo administrador.