Notícias

Lula abre 16 pontos de vantagem e pode vencer eleição no 1º turno, mostra Quaest

descricao

O ex-presidente Lula (PT) tem 46% das intenções de voto para a presidência da República e superaria a soma de todos os adversários monitorados (41%) na nova rodada da pesquisa da consultoria Quaest, contratada pelo Banco Genial, divulgada nesta quarta-feira (8). O desempenho do petista reforça as chances de vitória do já no primeiro turno, tendência também apontada em outros levantamentos, como o do instituto Datafolha.

A vantagem de Lula sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) é de 16 pontos percentuais – o ex-capitão tem 30% da preferência dos eleitores, segundo a pesquisa da Quaest.

Este cenário da consultoria, que se refere a pesquisa estimulada, quando é apresentado aos entrevistados um cartão com os nomes dos candidatos, revela que em terceiro lugar está o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 7% das intenções de voto. Em seguida estão o deputado André Janones (Avante), com 2%; e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 1%.

Ainda segundo a Quaest/Banco Genial, Lula lidera em todas as simulações de um eventual segundo turno, com  54% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro.

Metodologia da pesquisa Quaest

A pesquisa Quaest, patrocinada pelo Banco Genial,  ouviu 2.000 pessoas presencialmente entre os dias 2 e 5 de junho.

O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03552/2022.

PoderData

Outra pesquisa, também divulgada nesta quarta, do PoderData, revela um cenário de estabilidade nos últimos 3 meses, sempre com o ex-presidente Lula na liderança das intenções de voto.

A simulação de primeiro turno com todos os candidatos revelou que Lula tem 43% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro, os mesmos percentuais da pesquisa feita há 15 dias.

O terceiro colocado é Ciro, com 6%; seguido de Janones (2%), Simone Tebet, Eymael (Democracia Cristã) e Luciano Bivar (União Brasil) aparecem em último lugar, com 1% cada.

Em um eventual segundo turno, a pesquisa PoderData também mostrou estabilidade, com Lula alcançando 50% das intenções de voto contra 40% de Bolsonaro.

Metodologia da pesquisa PoderData

A pesquisa PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, foi feita com recursos próprios.

Os dados foram coletados de 5 a 7 de junho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos.

Foram realizadas 3.000 entrevistas em 309 municípios nas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-01975/2022.

SINTSAÚDERJ © Todos os direitos reservados. Implementação de conteúdo e material fornecidos pelo administrador.