Notícias

Lula lidera com 41,3% no primeiro turno. Bolsonaro tem 26,6%, diz pesquisa CNT/MDA

descricao

O ex-presidente Lula (PT) lidera mais uma pesquisa de intensão de voto para as eleições presidenciáveis de 2022. De acordo com a pesquisa CNT/MDA, divulgado nesta segunda-feira (5), se a eleição fosse hoje, Lula teria 41,3% dos votos, enquanto 26,6% votariam em Jair Bolsonaro (ex-PSL), no primeiro turno.

No caso de uma disputa no segundo turno entre os dois candidatos, segundo a pesquisa, 52,6% votariam em Lula, 33,3% em Bolsonaro e 11,5% disseram que votariam branco ou nulo.

A pesquisa aponta ainda que 61,8% disseram que não votariam em Bolsonaro para presidente de jeito nenhum e 0,4% disse não conhecê-lo ou saber quem é. Já 22,8% disseram que votariam nele com certeza e 11,6% disseram que poderiam votar.

No caso do ex-presidente Lula, 35,4% disseram que votariam nele com certeza e 17,1% disseram que poderiam votar nele.

Já o ex-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), por sua vez, registrou 5,9%, o mesmo patamar do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Sérgio Moro.

A pesquisa CNT/MDA confirma a liderança de Lula apontada também pelo Ipec, instituto fundado por ex-executivos do Ibope Inteligência, em pesquisa divulgada em 26 de junho. Neste outro estudo, ele lidera a preferência do eleitorado com 49%, enquanto Bolsonaro aparece com 23%.

Rejeição a Bolsonaro bate recorde

Segundo a pesquisa da CNT/MDA, o índice de rejeição de Bolsonaro bateu 63%, o maior índice desde a primeira pesquisa, realizada em fevereiro de 2019.

Após chegar a 55% no primeiro pico da pandemia, em maio de 2020, o índice caiu a 43% em outubro e, desde então, tem subido exponencialmente, batendo 51% em fevereiro e chegando aos atuais 63% – contra 34% que dizem apoiar o presidente.

O governo também bateu recorde com 48% de avaliação negativa (ruim e péssimo). Além disso, 22,7% avaliam como regular e 27,7% como ótimo ou bom.

SINTSAÚDERJ © Todos os direitos reservados. Implementação de conteúdo e material fornecidos pelo administrador.