Notícias

SINTSAÚDERJ: Protesto contra contaminação e mortes de Agentes de Combate às Endemias

descricao

O SINTSAÚDERJ realizou nesta segunda-feira(08/07) protesto na frente do prédio da Justiça Federal contra a contaminação e mortes dos agentes de combate as endemias do Ministério da Saúde por inseticidas.

A atividade foi antecedida de uma assembleia no auditório do sindicato, que contou com a presença de um pouco mais de 400 agentes de combate as endemias de várias cidades do Rio de Janeiro.

Na oportunidade foi discutida o total descaso das autoridades com a saúde dos trabalhadores(as) que trabalham por mais de 30 anos sem nenhum equipamento de proteção individual e expostos aos inseticidas que são carcinogênicos, causam câncer em seres humanos.

O ponto mais importante do debate foi a abordagem dos Pesquisadores do CESTH/FIOCRUZ Luis Cláudio Meireles e Ariane Leites sobre a exposição dos trabalhadores aos inseticidas e os riscos a saúde. 

A doutora Ariane Leites fez uma detalhada exposição sobre a pesquisa realizada no CESTH/FIOCRUZ sobre a contaminação dos agentes de combate as endemias e os resultados preliminares da pesquisa, que já apontou a existência de uma significativa alteração neurológica nos servidores que foram submetidos aos exames, chegando registrar alterações nos chamados tremores essenciais precocemente e em número infinitamente superior a população em geral.

O Doutor Luiz Claudio Meireles em sua exposição falou sobre a importância da campanha para banimento do Malathion, inseticida que recebeu do Órgão das Nações Unidas(IARC/ONU) que estuda câncer a classificação de um produto possivelmente causador de câncer e com efeitos mutagênicos.

Foi afirmado ainda pelos pesquisadores que o CESTH/FIOCRUZ está a disposição dos trabalhadores que queiram participar da pesquisa.

Em relação a Acão de Férias em Dobro a direção do SINTSAUDERJ informou a categoria que foi ganha a ação no Tribunal Regional do Trabalho da 1.ª Região,mas o Desembargador Relator limitou os efeitos financeiros da dobra apenas do correspondente a parcela de 30% das férias que foram pagas a destempo, todavia o sindicato ingressou com o embargo de declaração pedindo para que seja esclarecidos os pontos obscuros da decisão e que seja dado o efeito modificativo para que se pague a dobra integral do valor.

O Acordo da Indenização de Campo também constou da pauta, sendo informado que a Advocacia Geral da União já começou a juntar as planilhas aos autos dos processos e que o sindicato já está pronto para juntar os termos de acordos firmados pelos servidores. A expectativa é que todas as planilhas sejam juntadas no máximo até o fim do mês de julho.

Ao final da assembléia ficou agendada nova atividade no dia 16 de julho de 2019, às 12:00 horas, na porta do TRT1, que fica no Castelo, uma vez que será julgada a ação da diferença do adicional de insalubridade e que o relator sinalizou ser contra o direito dos trabalhadores. Vamos a luta, só uma grande manifestação na porta do Tribunal poderá garantir o nosso direito, junte-se a nós!

 

 

 

 

 

SINTSAÚDERJ © Todos os direitos reservados. Implementação de conteúdo e material fornecidos pelo administrador.