Notícias

Vendedora faz 59 anos, plano de saúde sobe 75% e consome metade do salário

descricao

Além dos aumentos anuais nos preços dos planos de saúde, outro fator de encarecimento é a idade. Quando o consumidor faz aniversário e muda de faixa etária, a mensalidade também fica mais cara. Esse foi o caso de uma vendedora do Rio de Janeiro, que não quis se identificar. Ao completar 59 anos em fevereiro deste ano, seu plano de saúde ficou 74,47% mais caro. 

A mensalidade passou de R$ 715,23 em fevereiro para R$ 1.247,91 em março.Com o aumento, o valor do plano já consome metade do salário dela, que recebe dois salários mínimos por mês.

Ela só consegue ficar com o plano porque seu filho, o desenvolvedor de software Raphael Gomes, banca o custo. "Foi um aumento completamente absurdo, e ainda vamos receber o reajuste anual do plano. Nós não esperávamos", afirma Gomes. "Ela quis cancelar o plano, mas falei para ela tentar conversar com a Qualicorp. Disseram que não podem fazer nada, já que é um aumento por faixa etária", afirma Gomes. Hoje a cobertura do plano é apenas para alguns hospitais no Rio de Janeiro e, por isso, Gomes está pensando em buscar um plano coletivo que vai custar o mesmo preço, mas com cobertura nacional. 

O que a ANS diz

A ANS afirma, em nota enviada à reportagem, que o reajuste por mudança de faixa etária acontece por causa da mudança do perfil de uso dos serviços de saúde pelos beneficiários. A agência diz ainda que as faixas garantem sustentabilidade financeira das operadoras sem sobrecarregar os mais idosos. "A formação de grupos de idade visa diluir o risco por uma massa maior de usuários, proporcionando um preço mais equilibrado para todos os beneficiários. Caso os preços fossem formados para cada idade, os mais jovens teriam preços mais atrativos, enquanto os mais idosos poderiam ter preços muito elevados ou inviáveis", afirma ANS.

SINTSAÚDERJ © Todos os direitos reservados. Implementação de conteúdo e material fornecidos pelo administrador.