O Instituto Nacional do Seguro Social-INSS acumula durante o Governo Bolsonaro o triste recorde de ter a maior fila de benefícios represados da sua historia, segundo números oficiais do Tribunal de Contas da União(TCU) são 2.850.000 (dois milhões, oitocentos e cinquenta pessoas) aguardando na fila para receber o seu direito.
Se a fila de pessoas a espera de atendimento no INSS partisse do Rio de Janeiro poderia chegar a São Paulo e de lá até Brasilia com sobra, isso para se ter ideia do tamanho do absurdo, o governo se aproveita que a fila hoje é invisível, nos bancos de dados do Instituto, assim como, os milhões de brasileiros abandonados em uma espera sem fim. Se a fila da INSS fosse a população de uma cidade, seria igual a de Salvador, a quarta maior cidade do Brasil.
O abandono do INSS pelo atual governo, sem contratações por concursos públicos, leva a situação ao Estado de Calamidade, milhões de brasileiros, todos que foram chamados a contribuir de forma obrigatória padecem na fila do Órgão, ainda como se fosse pouco o serviço, agora o Instituto também é responsavel por fornecer Certidão de Tempo de Contribuição(CTC) a milhares de servidores que já tenham trabalhado como celetistas.
A solução para o problema passa por necessariamente a realização de concursos públicos para repor a força de trabalho, assim como, a valorização dos atuais trabalhadores do òrgão por meio da reestruturação da carreira e de fortalecimento da instituição como Órgão de Estado, com o enquadramento dos servidores atuais e futuros nesta condição.
O INSS é um dos poucos serviços que liberam recursos públicos através de reconhecimento de direitos, logo os servidores deveriam ser dotados de proteção no exercício de suas atividades.
Segundo Sandro Cezar, diretor do SINTSAUDERJ e da CNTSS é urgente a mudança deste quadro, não se pode tratar as pessoas com desprezo no momento em que mais precisam, o INSS que já concedeu aposentadoria em 45 minutos no Governo do Presidente Lula, por culpa do Governo atual faz a população padecer nas filas virtuais.
Lamentável o atual momento, parece uma máquina do tempo, que leva os brasileiros a experimentarem cada vez mais o retrocesso, uma pena a volta das filas do INSS!