Enquanto o mundo aguarda a aprovação de uma vacina contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, e a Europa enfrenta a segunda onda da pandemia, o Brasil ainda não saiu da primeira onda e ultrapassou a marca de 5,3 milhões de pessoas infectadas e 157 mil vidas perdidas desde o início da pandemia, de acordo com o balanço do consórcio de imprensa, atualizado às 8h da manhã desta segunda-feira (26).
O governo Bolsonaro liberou a utilização de mais 12 agrotóxicos no país por meio do Ato nº 59, publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União, com data de 19 de outubro.
O SINTSAÚDERJ vem a público divulgar a lista das RPVS autuadas e que vão descer para Varas do Trabalho para expedição de álvara.
Alimentos básicos, como arroz, feijão e leite, mais caros e difíceis de serem adquiridos pela população de 17 capitais brasileiras. É o que mostra a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizada em setembro, e que leva em conta os preços dos alimentos necessários para uma pessoa se alimentar durante um mês.
Apresentada como uma solução mágica para reduzir gastos dos Estados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020, conhecida como a reforma Administrativa do ministro da Economia, Paulo Guedes, representa, na verdade, mais uma forma de ataque do governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL) a serviços públicos fundamentais em áreas como saúde e educação e aos servidores de todo o país.
O Consultor Legislativo, advogado e membro do corpo técnico do Diap, Luiz Alberto dos Santos, elaborou uma análise da PEC 32/2020 da Reforma Administrativa enviada no dia 3 de setembro pelo governo do presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional. A reforma escontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados.
Aparelhado pela ideologia racista do governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL), a Fundação Palmares, sob a gestão de Sérgio Camargo, retirou da lista de personalidades negras a deputada federal e candidata à Prefeitura do Rio, Benedita da Silva (PT). A deputada irá recorrer à Justiça contra a decisão.
Na última terça (29), a ISP – Internacional de Serviços Públicos enviou à Comissão de Peritos para a Aplicação das Convenções e das Recomendações da OIT (Organização Internacional do Trabalho) um informe sobre as condições de trabalho no Brasil durante a pandemia. O Comitê de Peritos, que examina as informações dos Estados-membros e organizações de empregados e empregadores sobre as convenções ratificadas, vai se reunir em novembro exatamente para analisar essas questões relacionadas à pandemia nos diversos países.
Esta pesquisa é coordenada pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp) da Fiocruz, em colaboração com outras instituições, e tem o objetivo de avaliar as condições de saúde e trabalho, saúde mental e privação do sono dos agentes de combate às endemias/guardas de endemias do Estado do Rio de Janeiro (de todos os vínculos) no contexto da pandemia de Covid-19.
O DIEESE lançou excelente trabalho técnico para orientar os trabalhadores e os sindicatos sobre a Reforma Administrativa, o SINTSAUDERJ é uma das entidades filiadas a instituição de assessoramento do movimento sindical brasileiro.