O Instituto Nacional do Seguro Social-INSS tem neste governo a maior fila da sua historia, segundo números oficiais do Tribunal de Contas da União (TCU) são 2.850.000 (dois milhões, oitocentos e cinquenta pessoas) aguardando na fila para receber o seu direito.
O preço médio nacional da gasolina foi de R$ 7,498 na primeira quinzena de abril, o maior já registrado no País. O valor representou alta de 2,9% na comparação com março (R$ 7,288). As informações foram coletadas entre 1º e 13 de abril pela ValeCard, empresa que monitora, desde janeiro de 2019, preços em mais de 25 mil postos brasileiros.
A eleição deste ano, que vai escolher o novo presidente da República, coloca no centro do debate os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras que vêm sendo atacados desde o golpe de 2016. A análise das políticas dos dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas mostra que um, o ex-presidente Lula, tem compromisso com os direitos sociais e trabalhistas; e outro, o presidente Jair Bolsonaro (PL), tem compromisso com o mercado e o patronato que só visam os lucros.
Os mais de 1,3 milhão de enfermeiros, auxiliares, técnicos em enfermagem e parteiras aguardam a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2564/2020, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que institui o piso nacional da Enfermagem, desde 12 de maio de 2020, quando o chamado PL da Enfermagem foi apresentado pela primeira vez. Nesse período, foram chamados de heróis ao combater a pandemia do novo coronavírus, muitos morreram, mas o piso ainda não foi aprovado.
Justiça manda BMG cobrar taxa de juros de consignado em empréstimo de cartão, em razão de que transformar em juros aplicados ao crédito rotativo viola o direito de quem pegou empréstimo consignado.
Servidores federais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário fizeram hoje (30) em Brasília o segundo dia de ato unificado pela recomposição salarial. O conjunto de categorias reivindica a recomposição salarial de 19,99%, referente às perdas inflacionárias desde 2018, quando tiveram seus vencimentos corrigidos pela última vez. A mobilização, que é considerada a maior do funcionalismo neste ano, pode levar à greve geral caso o governo de Jair Bolsonaro não atenda à reivindicação.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR), que representa cinco mil trabalhadores e trabalhadoras na base estadual, está oficialmente filiado à CUT-PR. A decisão foi tomada em assembleia realizada no último dia 26, quando, por maioria esmagadora, a categoria decidiu pelo retorno à maior central sindical do Brasil.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os trabalhadores nos serviços públicos das três esferas – municipal, estadual e federal – poderão converter o tempo em que exerceram atividades insalubres em tempo de contribuição para a previdência. Isso significa que a aposentadoria pode ser requerida mais cedo.
Portal CUT
O desmonte do serviço público continua a passos largos no governo do presidente de Jair Bolsonaro (PL), que só autoriza consursos públicos, melhorias nos locais de trabalho, aumentos salariais e vantagens para os militares, em sua maioria formada por bolsonaristas que vão trabalhar por sua reeleição, apesar da queda de popularidade e de indices de inteções de voto.
A sanção do Orçamento 2022 pelo governo deixou claro que o Palácio do Planalto jogou a decisão sobre reajustes salariais para servidores federais para o fim de março.